Durante todo o ano, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Natal realiza ações de combate ao tabagismo nos serviços de saúde do município, focando no controle e conscientização acerca dos riscos do uso de cigarros.
Em Natal, o acolhimento inicial acontece nas Unidades Básicas de Saúde do território, que recebem os usuários que desejam parar de fumar e realizam a abordagem inicial, cognitiva e comportamental e avaliação clínica, dando continuidade ao acompanhamento nas unidades, seja em grupo ou individual, e indicando o tratamento medicamentoso quando necessário (para casos de abstinência da substância).
Um dispositivo da SMS com foco na prevenção é o Ambulatório de Prevenção e Tratamento de Tabagismo, Alcoolismo e Outras Drogadições (APTAD), programa de prevenção ao fumo que alerta há 30 anos a população do município sobre os malefícios do uso do tabaco, assim como os benefícios de parar de interromper o seu uso. O APTAD é um serviço aberto ao público por procura espontânea, localizado na Rua Governador Valadares, n.º 01, no bairro Neópolis.
Além disso, há grupos de combate ao tabagismo nos 05 (cinco) distritos sanitários, nas 04 (quatro) zonas da cidade. Os grupos funcionam de segunda a sexta-feira, das 13:30 às 16h. Na região sul, as unidades de referência são: Pirangi, APTAD, UFRN e UBS Candelária. Na região norte, as unidades são: USF José Sarney, USF Nordelândia, USF Pajuçara, USF Jardim Progresso, USF Pedra do Sino e USF Parque dos Coqueiros. Na região leste, as unidades de referência são: UBS São João, USF Brasília Teimosa, Hospital Severino Lopes e HOSPESC. Na região oeste são: USF Monte Líbano, USF Novo Horizonte, USF Guarapes e USF Dix-Sept Rosado.