Espaços de Interatividade são vistos como de suma importância para a Prefeitura do Natal, destacando o Parque da Cidade e o Bosque das Mangueiras.
O Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte é a primeira Unidade de Conservação (UC) de Proteção Integral do Município de Natal e foi projetado por Oscar Niemeyer e inaugurado em 2008. Oferece cinco trilhas naturais para turismo ecológico (Trilha Bromélia, do Préa, Embaúba, Vanilla e Trilha do Horto), com extensões variadas. Abrigando mais de 370 espécies vegetais e animais, é um importante espaço para educação ambiental e contato com a natureza, com trilhas guiadas por especialistas e da guarda municipal ambiental.
Já o Bosque das Mangueiras, requalificado com investimento da Prefeitura, é um bosque urbano de 14.125 m², destinado à preservação de espécies nativas e exóticas, promovendo a agricultura urbana orgânica em Natal, localizado no bairro de Lagoa Nova, zona Sul, entre a Av. Nascimento de Castro, Jaguarari e Rua Tertius Rebelo. Nele, a Prefeitura investiu R$ 1 milhão de reais, em recursos oriundos do convênio da SUDENE com o Município, para realizar todas as melhorias. A requalificação arquitetônica e urbanística compreendeu a reforma total do atual prédio da administração, equipado com salas de aula, administrativo e banheiros para visitantes. Além disso, foi implantada nova iluminação e a recuperação da pista de corrida e caminhada. O local foi contemplado com o Projeto de Fomento à Agricultura Agroecológica Urbana, cuja proposta visou a requalificação como meio de consolidação da agricultura urbana orgânica em Natal