Natal ganha aplicativo voltado para mobilidade das pessoas com deficiência visual

Com o apoio institucional da Prefeitura do Natal e da Secretaria de Mobilidade Urbana, a Cittamobi lançou em Natal, na sede da STTU, sua plataforma de serviços voltada para a mobilidade das pessoas com deficiência visual. 

Featured

Natal é a capital do Nordeste com menor desigualdade social, diz estudo

Natal foi considerada a capital menos desigual da Região Nordeste do Brasil. É o que mostra o Mapa da Desigualdade entre as Capitais, divulgado na terça-feira passada (26) pelo Instituto Cidades Sustentáveis. O estudo leva em conta indicadores como renda, moradia, saúde, educação e violência. Quem lidera o ranking nacionalmente é Curitiba, capital do Paraná.

A cidade de Natal surge na publicação com 516 pontos, bem à frente da segunda melhor capital nordestina, que é Teresina, classificada com 473 pontos. A terceira cidade menos desigual na Região Nordeste é Aracaju, com 416 pontos.

Natal tem seu o melhor desempenho no indicador “Famílias inscritas no Cadastro Único para programas sociais”, ficando com o 2º lugar no ranking nacional. A Prefeitura de Natal inaugurou, recentemente, a terceira Unidade do Cadastro Único. Localizada estrategicamente no Shopping Via Direta. O local tem capacidade para atender cerca de 160 pessoas diariamente, das 8h às 14h.

As outras unidades, que são administradas pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social são: Unidade 1: Av. Augusto Severo, 260, Ribeira e Unidade 2: R. Pacatuba, 2052 – Igapó. Natal possui mais de 120 mil famílias inseridas no Cadastro Único e mais de 70 mil famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família.

“É um orgulho conquistarmos posições tão destacadas para a nossa cidade a partir de ações empreendidas pela nossa gestão. São resultados como estes que nos movem a trabalhar com afinco pelo crescimento da cidade e pela melhoria contínua da qualidade de vida dos natalenses”, afirma o prefeito Álvaro Dias.

Natal também aparece bem classificada quando a análise diz respeito a “Presença de vereadoras na Câmara Municipal”, “Doenças relacionadas ao saneamento ambiental inadequado (100 mil habitantes)” e “Razão Gravidez na Adolescência (negros/não negros)”. Nesses casos, a capital potiguar ocupa a terceira posição entre as capitais. A cidade ainda surge na quarta colocação, em relação aos índices “Emissões de CO² per capita” e “Idade média ao morrer”.

Na classificação geral, entre as 26 capitais, a capital potiguar aparece na 12ª colocação, colada no Rio de Janeiro, que surge como 11ª no estudo compilado e publicado pelo Instituto.

A publicação reúne 40 indicadores de diferentes bases e levantamentos públicos, como o Censo 2022, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad), o Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DataSUS) e o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (Snis). Os indicadores também estão relacionados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).

Também foram utilizados dados de organizações não governamentais em relação às emissões de CO2 per capita, com dados do Sistema de Estimativas de Emissões de Gases de Efeito Estufa (SEEG), do Observatório do Clima (OC); e desmatamento, que usa informações do MapBiomas.


Confira o ranking entre as capitais do Nordeste:
1 - Natal/RN: 516 pontos 
2 - Teresina/PI: 473 pontos
3 - Aracaju/SE: 468 pontos
4 - João Pessoa/PB: 463 pontos
5 - Salvador/BA: 438 pontos 
6 - São Luís/MA: 435 pontos
7 - Fortaleza/CE: 431 pontos
8 - Maceió/AL: 428 pontos
9 - Recife/PE: 392 pontos

Featured

Natal Mais Verde: Prefeitura ganha novos parceiros na adoção de espaços públicos

A Prefeitura ganhou novos parceiros dentro do Programa Natal Mais Verde. Foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM) desta terça-feira (2), a adoção de três espaços públicos de Natal. Sendo um na zona Leste e dois na zona Sul.

Um canteiro e duas áreas verdes foram adotados por entidades privadas nesta terça-feira (2). A empresa Mezia Medeiros de Araújo-ME, adotou um trecho de 81,87 m² do canteiro da Avenida Rodrigues Alves, Tirol. Uma área verde presente na Avenida dos Xavantes, Pitimbu, será cuidada pela Mais Mercado LTDA. E a empresa Celia Maria Coelho Vieira responsável pelos cuidados da área verde localizada na Rua Rio Pindaré, Pitimbu.

O PROJETO
O Natal Mais Verde é uma iniciativa criada com o intuito de conservar os espaços públicos através de uma parceria entre o Executivo Municipal e a sociedade. Pessoas físicas e jurídicas podem adotar áreas verdes, canteiros ou praças e em troca o município concede ao adotante o direito de fazer propaganda no local. 

Para participar do projeto, as empresas, instituições ou pessoas físicas interessadas devem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) para realizar o cadastro e assinar um termo de compromisso. A partir disso, será preenchida uma proposta de adoção e o processo será publicado no Diário Oficial do Município. Uma vez publicado no DOM, o adotante ficará responsável pela manutenção da área (irrigação, corte de grama, adubação, etc).

A adoção é individual. Caso haja interesse de mais de uma pessoa/empresa por uma mesma área, a escolha será baseada em critérios de desempate previstos na Lei N° 5.915/09. Mais informações poderão ser obtidas diretamente no setor do Natal Mais Verde, que fica na sede da Semsur, localizada na Avenida Princesa Isabel, 799 – Cidade Alta. Também é possível entrar em contato através do telefone 3232-8674 ou, ainda, pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Featured

Parque da Cidade poderá ser um polo de educação ambiental com a temática energética

Criar no Parque da Cidade Dom Nivaldo um polo para experimentos, projeções e outras atividades voltadas para a educação ambiental focada em energias renováveis. Este é objetivo de um convênio que está sendo discutido pela Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) e o Grupo Neoenergia Cosern. E na manhã desta quinta-feira (04), representantes do grupo estiveram em visita técnica no local.

O “Aulas de Energia” é um projeto de educação ambiental que tem como público alvo alunos da rede pública para entendimento da geração de energias renováveis de diversas formas, bem como meios de economizar o consumo.

Participaram da visita a superintendente de Eficiência Energética do Grupo Neoenergia (BA), Ana Christina Mascarenhas, a supervisora do projeto Aulas da Energia, Edjane Oliveira e a engenheira, Maria Eduarda Oliveira. Que estiveram acompanhadas pelo diretor do Departamento de Planejamento Urbanístico e Ambiental (DPUA) da Semurb, Luiz Augusto Correia, do administrador da Unidade de Conservação, Odorico Ferreira e da chefe de setor do manejo do Parque da Cidade, Camila Viana

A equipe técnica do Grupo Neoenergia conheceu todas as instalações do Parque da Cidade, entre elas a biblioteca, auditório, salas de aulas e a torre, que abriga o Memorial Natal.

“A apresentação desses espaços é importante para entendermos como serão distribuídos os equipamentos para uma melhor execução do projeto”, revela a superintendente de Eficiência Energética da Neoenergia, Ana Christina Mascarenhas.

Segundo Luiz Augusto Correia, as discussões para criação do polo de educação ambiental com a temática energética na Unidade de Conservação vem sendo mantidas desde o ano passado, e pretendem aproveitar o espaço que já abriga outros projetos de educação ambiental do Município conduzidos pelo Setor e Educação Ambiental e Biblioteconomia (SEAB) e assim ampliar as ações no espaço.

“As discussões iniciais aconteceram em dezembro de 2023, buscando viabilizar espaços no Parque para a execução do projeto. Após isso, foram conduzidas algumas visitas, sendo a desta quinta-feira, a que confirma a execução. O convênio deve ser assinado nas próximas semanas para selar a parceria e realizar os últimos ajustes entre as duas instituições!”, finaliza Correia.

Featured

Natal agora tem Mapa Cultural disponível para cadastro de todos os segmentos

Natal conta agora com um portal específico para todos os agentes culturais, artistas e produtores. A Prefeitura do Natal, através da Secretaria de Cultura (Secult-Funcarte), colocou no ar o Mapa Cultural de Natal, no endereço mapacultural.natal.rn.gov.br. A plataforma já está disponível para que os interessados se cadastrem nas oportunidades, segmentos e atividades listadas.  A capital potiguar está entre as pioneiras no lançamento da ferramenta. 

De forma prática e desburocratizada, o segmento terá também acesso às oportunidades apresentadas pela Prefeitura do Natal para a Cultura.  O Mapa Cultural de Natal já está disponível para cadastro dos artistas, produtores, gestores, entidades culturais, grupos, Companhias e Coletivos de todas as áreas. 

O Mapa Cultural segue as orientações do Ministério da Cultura e diretrizes traçadas no Sistema Municipal de Cultura. Trata-se de uma ferramenta digital que visa mapear e promover a diversidade cultural brasileira. Ele reúne informações sobre eventos culturais, espaços culturais, agentes culturais e projetos artísticos.

Sua função principal é democratizar o acesso do público a eventos e espaços culturais, além de fornecer recursos virtuais para agentes culturais divulgarem seus trabalhos. O Mapa Cultural também pode ser utilizado pela Prefeitura do Natal como uma ferramenta de gestão cultural, auxiliando na formulação de políticas públicas e consequentemente na distribuição de recursos financeiros para o setor.

O Mapa Cultural promove a Cultura local, permite acesso às informações sobre eventos e espaços de arte, além de facilitar o acesso do público a essas atividades

O Mapa Cultural oferece uma plataforma para destacar e promover a diversidade cultural de cada município, incluindo eventos, espaços e artistas locais. Isso ajuda a fortalecer a identidade cultural da comunidade e a valorizar suas expressões artísticas.

Segundo o secretário de Cultura de Natal, Dácio Galvão: “A implementação do projeto aponta um mapeamento cultural próprio, numa plataforma que reúne informações sobre eventos, espaços e projetos culturais ligados à economia criativa, além de editais, chamadas e seleções públicas destinadas ao setor”.

Mapa Cultura de Natal
Aberto para cadastro
Acesse mapacultural.natal.rn.gov.br

Featured

Prefeitura inicia programa de conservação e zeladoria nas principais avenidas da cidade

Em uma ação integrada de vários órgãos, a Prefeitura de Natal está executando um amplo programa de conservação e zeladoria nos principais corredores de mobilidade e vias turísticas da cidade. Na terça-feira (07), as equipes trabalharam na Avenida Odilon Gomes de Lima, em Capim Macio, zona sul. Até o final deste mês de maio, mais de dez ruas e avenidas devem receber os serviços. Já receberam melhorias a Avenida Hermes da Fonseca; Paulistana e Cirandas. Ainda irão receber as intervenções a Avenida da Chegança; BR-101; Salgado Filho e Viaduto de Ponta Negra.

“Estamos ampliando o trabalho de conservação e zeladoria das nossas vias, limpando os canteiros, fazendo a supressão vegetal, reforçando a sinalização viária, dentre outros diversos serviços. Esse trabalho se soma às grandes obras que estamos executando em Natal com o objetivo de melhorar a infraestrutura local. Vamos continuar atuando para que a capital potiguar possa crescer e se desenvolver de forma ordenada e disciplinada com o objetivo de oferecer mais e melhores oportunidades para todos”, disse o prefeito Álvaro Dias. 

O mutirão conta com o trabalho de limpeza urbana; organização de canteiros; recomposição de meio fio; podas; paisagismo; iluminação; plantio de árvores; sinalização viária e adaptação específica da via. Na parte operacional, a ação conjunta conta com o apoio de equipes das secretarias municipais de Serviços Urbanos (Semsur); Companhia de Serviços Urbanos (Urbana) e Infraestrutura (Seinfra). Já as pastas de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb); Mobilidade Urbana (STTU); Turismo (Setur) e Defesa Social (Semdes) oferecem apoio técnico e logístico.

Featured

SEMTAS abre 330 vagas para cursos de qualificação profissional no Alecrim e na Zona Norte

A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas), está abrindo inscrições para 330 vagas em cursos de qualificação profissional. Esta iniciativa visa oferecer oportunidades de desenvolvimento para aqueles que buscam aprimorar suas habilidades e ampliar suas chances no mercado de trabalho. As inscrições para os cursos estarão abertas entre os dias 7 e 8 de maio.

Os interessados podem se inscrever presencialmente no Centro Municipal de Trabalho e Empreendedorismo CMTE Norte, localizado na Rua Bariri s/nº, Gramoré, ou na Av. Pres. Bandeira, 765 - Alecrim (CMTE/Alecrim), das 8h30 às 16h30.

Para participar, os candidatos devem ter pelo menos 18 anos (15 ou 16 anos para alguns cursos), ensino fundamental I ou II incompletos, e atender aos pré-requisitos específicos de cada curso.

Andréa Dias, secretária da Semtas, ressalta a importância dessas oportunidades: “É muito relevante ampliarmos as chances das pessoas na hora da busca por uma vaga no mercado de trabalho. O município vem realizando um grande serviço nessa área. Temos vários exemplos de pessoas que conseguiram emprego após participarem dos nossos cursos, bem como diversos novos negócios próprios criados a partir da capacitação oferecida pela Secretaria”.

Os cursos terão início no dia 15 de maio nos turnos da manhã e tarde. As opções de cursos incluem maquiagem, design de sobrancelhas, corte de cabelo, maquiagem, barbeiro, inglês e espanhol básicos, assistente de logística, auxiliar de limpeza, entre outros. Os interessados devem apresentar cópias do RG e originais do CPF, PIS, NIS, carteira de trabalho, comprovante de residência, comprovante de escolaridade e documentos de comprovação de conhecimentos técnicos, quando necessário para o curso escolhido.

Featured

Guia de Serviços da Prefeitura de Natal facilita vida da população

Uma das marcas da atual gestão da Prefeitura é a ampliação de ferramentas e canais digitais à disposição da população, oferecendo de uma maneira simples e rápida acesso aos serviços e informações relacionadas à administração pública municipal. Lançado recentemente pelo prefeito Álvaro Dias, o Guia de Serviços (https://guiadeservicos.natal.rn.gov.br/), é uma plataforma on-line que possibilita ao cidadão  encontrar todos os detalhes sobre a gestão, incluindo a localização dos equipamentos públicos e a descrição do tipo de serviço ofertado; o horário de atendimento nesses equipamentos e os documentos necessários para acessar o serviço. 

“Ao alcance de um clique, tanto os cidadãos quanto os turistas terão acesso a todas informações referentes à gestão em áreas como mobilidade urbana, saúde, esporte, lazer, assistência social, turismo, dentre outras. É uma ferramenta poderosa e de grande valia para todos”, destacou o prefeito Álvaro Dias.

Quem acessa o guia confere as seguintes informações: perfil do usuário, nome do serviço, órgão responsável, área temática, descrição do serviço, link para atendimento online, equipamentos do serviço, público alvo, tarifa, etapas para acesso ao serviço, principais etapas da prestação do serviço, documentos necessários, legislação/norma que regula a prestação do serviço, observação, links úteis, destaque e anexos. No Guia de Serviços, também será possível enviar sugestões e dúvidas.

Para navegar pelo Guia de Serviços, o cidadão poderá utilizar o sistema de filtros implantado para facilitar a busca de informações sobre o serviço desejado, o qual possibilita buscas simples e avançadas, como aquelas por Área temática, Órgão responsável, Bairro e Perfil. Quanto à periodicidade de atualização das informações constantes no Guia de Serviços, informa-se que ela ocorrerá, a cada seis meses, pelos Órgãos responsáveis pela prestação direta dos serviços, em todas as áreas. A ausência de informações acerca de quaisquer serviços poderá ser notificada pelo cidadão à Prefeitura do Natal através da aba Cadastro no Guia de Serviços.

“O Guia vem cumprindo o importante papel de ser a interface entre o cidadão e a gestão municipal, além de ser um forte aliado e um facilitador para o cidadão que precisa de informações sobre os serviços oferecidos pela Prefeitura, pois a busca pode ser feita por área temática, órgão responsável, bairro e perfil do usuário. Quero agradecer o empenho e a competência de toda a equipe da secretaria municipal de Planejamento pelo trabalho desempenhado", explicou Joanna Guerra.

Featured

Natal ganhará aplicativo voltado para mobilidade das pessoas com deficiência visual

A Prefeitura do Natal, por meio da parceria entre a Secretaria de Mobilidade Urbana e a Cittamobi, lança na próxima quarta-feira (22), às 11h, na sede da STTU, o aplicativo Cittamobi Acessibilidade. A versão é voltada para as necessidades de mobilidade das pessoas com deficiência visual.

Pelo aplicativo, será possível usar o transporte público com facilidade, recebendo informações em tempo real que ajudam na autonomia do deslocamento. Além desse serviço, o sistema oferece o horário de chegada do ônibus, o melhor percurso a fazer e o ponto correto para embarque e desembarque, aviso de chegada ao ponto de destino, roteirizador, radar, locais e obstáculos. Todas as funções são ativadas por comandos de voz e possuem o suporte de uma assistente virtual.

Outro diferencial da versão acessível é o VoiceOver, comando de voz, que informa sobre as linhas de ônibus que estão chegando no ponto de parada escolhido pelo usuário.

O VoiceOver também auxilia nos deslocamentos a pé e, também, de carro com o processo de identificação de ruas e avenidas – e inclusive entre as cidades, durante as viagens.

whats ico