O luto é um processo natural e saudável diante de uma perda significativa. Porém, alguns fatores de risco podem levar a uma complicação desse processo ocasionando adoecimento físico e psíquico. Diante disto, o cuidado oferecido aos que sentem dificuldade na vivência desse processo é um importante meio de prevenção de doenças.
Pensando nisso, foi criado o Centro de Referência em Luto - CRLuto. O CRLuto é um serviço de porta aberta com atendimento à demanda espontânea (não programado) ou por encaminhamento, de segunda a sexta, das 08h às 12h, na UBS Candelária.
O CRLuto acolhe todos os tipos de perdas, com enfoque nas perdas com maior risco para a saúde mental dos enlutados: a) perda violenta, dramática e inesperada; b) perdas por suicídios; c) perdas perinatais (perdas não reconhecidas). Além disso, oferece cuidado preventivo a processos de luto decorrentes de perdas com potencial traumático e risco para transtornos de luto prolongado e adoecimentos psíquicos.
O CRLuto tem diversas abordagens, como: I) oferta de atendimento individual e/ou de atividades em grupo para apoio a enlutados; II) oferta de ações de psicoeducação; III) apoio aos demais órgãos da rede de atenção à saúde; IV) apoio aos órgãos e instituições do município, assim como parceiros; V) Oferece apoio em situações emergenciais de morte/luto; VI) construção de planos e intervenções de cuidado ao luto.
Ao procurar o Centro de Referência em Luto, os interessados passam por uma avaliação inicial para definição da conduta adequada para cada caso. Após a avaliação inicial, o usuário pode ser agendado para uma consulta individual de psicoterapia, para um acompanhamento em grupo, encaminhado para outros profissionais da rede de atenção à saúde e/ou ter um encaminhamento intersetorial.